Acompanhado de Pimentel e outros petistas, Patrus vota na PUC Minas

Amanda Paixão e Clarissa Carvalhaes - Do Portal HD
07/10/2012 às 09:28.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:52
 (Renato Cobucci)

(Renato Cobucci)

O candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, votou às 10h55 deste domingo (7) acompanhado da esposa Vera Ananias e do vice Aloísio Vasconcelos (PMDB), além do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ex-prefeito da cidade, Fernando Pimentel. A votação ocorreu com mais de meia hora de atraso com relação ao horário previsto, na PUC Minas, no campus do Coração Eucarístico, região Noroeste de Belo Horizonte.

Confiante na força política de Dilma Rousseff e Lula, que durante a campanha participaram de comícios e gravaram vídeos pedindo votos, Patrus foi bastante assediado por eleitores que o aguardavam para fotos e desejavam sorte. Ao chegar, o candidato foi cercado por vários jornalistas que questionaram sobre a possibilidade de segundo turno. Depois de votar, Patrus seguiu com a esposa e o vice para seus locais de votação, sendo um deles na Escola Municipal Dom Orione, na região da Pampulha. Durante o dia, o político ficará em casa e, após apuração dos votos, irá para o comitê do partido, na avenida Olegário Maciel. "Lá espero comemorar o 2º turno e discutir melhor as propostas para o próximo turno, elucidando as verdades e denunciando farsas", afirmou Patrus. Ele ainda pediu que a militância “continue trabalhando”, e que os indecisos “reflitam para votar de maneira consciente”.

O ex-ministro Luiz Dulci, a deputada Jô Moraes, ex-ministro Nilmário Miranda, e outros políticos como André Quintão,Virgílio Guimarães, Roberto Carvalho, Rogério Corrêa, Miguel Corrêa, Paulo, Pedro Patrus, assim como as respectivas esposas, também estavam presentes.

Patrus divide os holofotes e os votos da capital mineira com o candidato Marcio Lacerda (PSD). Diferente da oposição, o ex-prefeito da cidade, apostou no discurso em favor das camadas mais pobres da população. Também estão na disputa eleitoral, Vanessa Portugal (PSTU), Maria da Consolação (PSOL), Alfredo Flister (PHS), Pepê (PCO) e Tadeu Martins (PPL).
 


Além de ser assediado por eleitores, Patrus foi cercado pela imprensa e disse estar confiante. (Foto: Renato Cobucci)
 

No sábado (7), Patrus reuniu cerca de cinco mil pessoas no Centro de Belo Horizonte durante uma caminhada. Na ocasião, ele acusou Lacerda de má gestão, ressaltou os investimentos do governo federal na cidade e criticou a aliança com o PSDB em 2008. Do Centro, o petista e aliados partiram para o corpo a corpo na periferia da capital em busca dos votos dos indecisos.

“Quem rompeu com o PT foi ele (Marcio Lacerda) ao não assumir nossas prioridades sociais, ao não investir na saúde, não realizar obras do Orçamento Participativo e não garantir creches para 70 mil crianças. Além disso, o governo federal repassou R$3 bilhões para Belo Horizonte”, disse o petista, que agradeceu a militância e disse ter certeza de segundo turno.

Carreira política
 
Patrus Ananias nasceu em Bocaiúva em 26 de janeiro de 1952. Passou a infância e adolescência na cidade do norte de Minas. Aos 20 anos mudou-se para Belo Horizonte. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tornou-se professor de Introdução ao Estudo de Direito na Faculdade Mineira de Direito da PUC-Minas e pesquisador da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sendo licenciado de ambos.É especializado em Poder Legislativo pela PUC-Minas, mestre em Direito Processual pela mesma instituição e é doutorando em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid.
 
Em 1989 foi eleito vereador na capital mineira e três anos depois virou prefeito de Belo Horizonte. Em 2002, elegeu-se deputado federal, com 520.046 votos. Permaneceu na Câmara até 2004, quando foi convidado pelo então presidente Luis Inácio Lula Da Silva para implantação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) onde permaneceu até 2010.

Confira as fotos da votação:



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por