Após um período de queda em movimentação de passageiros, o Aeroporto Tenente Cel. Aviador César Bombonato, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ocupa, agora, a 17ª posição entre os com maiores índices de embarque e desembarque por ano. O primeiro lugar está com o Aeroporto de Congonhas, na capital de São Paulo.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), de 2015 para 2016, o terminal teve queda de 10,16% no número de passageiros. No entanto, nos dois anos seguintes, o número subiu 8%.

A Prefeitura de Uberlândia comemora o crescimento e atribuiu os números positivos à fama da cidade. "É reconhecida pelo grande número de pessoas que atrai devido à dinâmica econômica diversa (serviços, agroindústria e comércio), ao turismo de negócios e técnico-científico e à realização de eventos (shows internacionais e competições esportivas)", afirmou.

O terminal também é o primeiro de Minas dentre os que são administrados pela Infraero - o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, é administrado pela concessionária BH Airport.

Por meio de nota, o prefeito Odelmo Leão comemora o feito e diz que o aeroporto é importante para a região e para o Estado. "Por meio dele, milhares de pessoas se locomovem para realizar negócios ou turismo, gerando empregos e renda. Portanto, precisamos trabalhar para garantir melhoras na estrutura e operação do aeroporto, pensando nas necessidades e demandas futuras", pontuou.