Agente de combate a dengue é detida por desacato em BH

Renata Evangelista - Hoje em Dia
26/02/2016 às 16:42.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:35

Uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e febre chikungunya, terminou em confusão e prisão em Belo Horizonte. A técnica superior de saúde e coordenadora de equipe do Controle de Zoonoses da prefeitura, Joana D'arc Brasilina Füchs, de 60 anos, foi presa por desacatar policiais militares.

O caso foi registrado nesta sexta-feira (26), no bairro Palmeiras, região Oeste da capital. A PM informou que foi acionada por um morador da rua Dona Tina, que denunciou que os agentes de combate a endemias estavam no bairro para fazer dedetização das residências, mas não esperavam que os donos atendessem e já partiam para outra casa, sem, assim, realizar o trabalho nos imóveis.

Abordada pelos PMs, Füchs teria se recusado a apresentar o crachá funcional e dito: "Esse pessoalzinho da PM é muito folgado, acha que manda em alguma coisa, mas não manda em nada".

Ela recebeu voz de prisão e foi levada para a Delegacia Adjunta do Juizado Especial Criminal (Deajec), onde foi ouvida pela delegada Fernanda Resende. Após colher os depoimentos dos envolvidos, a investigadora lavrou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Posteriormente, a mulher foi conduzida para o Juizado Especial Criminal, onde o juiz propôs como pena um mês de prestação de serviço gratuito a comunidade, por seis horas semanais. Joana D'arc recusou e, por isso, a ação prossegue no Juizado.

Procurada pela reportagem do Hoje em Dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que verifica "se houve de fato erro na conduta da profissional e, se confirmado, serão aplicadas as medidas cabíveis".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por