Agente penitenciário cria fábrica-piloto de adubo orgânico em Ribeirão das Neves

Hoje em Dia
08/06/2015 às 17:22.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:23

O agente penitenciário Ricardo Luiz Nascimento dos Santos vem transformando o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, em uma unidade sustentável a partir da implantação do projeto de compostagem de resíduos orgânicos para a produção de adubo, destinado, inicialmente, à horta e aos jardins do lugar.

Ainda como projeto-piloto, a usina já produziu 1.080 quilos de adubo orgânico entre fevereiro e junho. Tudo a partir de 7.245 quilos de resíduos orgânicos coletados. O fertilizante foi testado com sucesso nas plantações de alface, salsão, repolho, cenoura, beterraba e rabanete.

Campanha

Graduado em Gestão Pública pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Educação Ambiental Urbana pela Escola Superior Aberta do Brasil, Ricardo conta que o projeto da usina de compostagem teve uma consequência adicional: descobriu-se que um grande desperdício de comida na unidade prisional, o que motivou uma mobilização interna para reduzi-lo.

Foram afixados cartazes no refeitório, distribuídos folhetos e promovidas rodas de conversas para mostrar os números do descarte de comida e conscientizar sobre a necessidade de se viver em um ambiente sustentável. Os resíduos alimentares foram pesados entre fevereiro e março e verificou-se perda de 8% do total das refeições servidas, o equivalente a 2,96 quilos por pessoa no período. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por