Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) manifestam na manhã desta segunda-feira (27), na BR-381, saída para Espírito Santo, por melhores condições de trabalho. A categoria realiza um protesto nacional em uma campanha de valorização da profissão, na semana em que a PRF completa 87 anos. O congestionamento chegou a atingir oito quilômetros no local.

Os participantes partiram do trevo de Santa Luzia e caminharam pela via até o posto em Sabará, na Grande BH. Eles carregaram cruzes em homenagem aos policiais mortos em serviço e também as vítimas no trânsito das estradas federais.

De acordo com o sindicato dos PRFs, a categoria luta pelo reenquadramento na tabela salarial das carreiras federais de nível superior, pagamento de adicional noturno, e principalmente o aumento do efetivo.

"De 2011 a 2014 foram apreendidas 450 toneladas de maconha; 22.744 veículos recuperados; 24,5 milhóes de veículos fiscalizados e mais de 50.000 pessoas detidas, e isto representa apenas uma pequena parte dos números e atribuições da PRF. Uma polícia valorizada significa uma sociedade valorizada", afirmou o sidicato em nota distribuída no domingo.