Agentes de saúde fecham avenida Afonso Pena em protesto por melhores salários

Cristina Barroca - Hoje em Dia
12/01/2015 às 11:48.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:38

Servidores municipais da saúde da capital mineira, em greve há oito dias, manifestam na manhã desta segunda-feira (12) por melhores salários, em frente a Prefeirura de Belo Horizonte (PBH), localizada na avenida Afonso Pena, no Centro. O trânsito no local está bloqueado sentido o bairro Mangabeiras.

De acordo com a Polícia Militar (PM) o protesto, com cerca de 130 pessoas, segue pacífico. No entanto, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), o batalhão de choque foi acionado para tentar convencer os manifestantes a desbloquear a via.

A assessoria do Sindibel informou que o secretário de saúde insiste em não receber os trabalhadores para negociação, portanto, eles devem permanecer em greve e manifestando. Uma assembleia para decidir os novos rumos da paralisação está marcada para a manhã desta terça-feira (13),  na Praça da Estação.

Com a greve, segundo o Sindibel, os serviços de combate a dengue, a febre chikungunya, a leishmaniose e as visitas domiciliar de agentes de saúde, dentre outros, estão suspensos.

Os trabalhadores reinvidicam o cumprimento da Lei Federal 12994/14, que institui o Piso Salarial Nacional da categoria e a inclusão dos agentes no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores municipais da Saúde. Os servidores reivindicam ainda equiparação salarial entre as carreiras e pagamento retroativo ao mês em que a Lei foi sancionada, junho do ano passado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por