Agentes de combate a endemias da Prefeitura de Belo Horizonte realizam neste sábado (24) vistorias em imóveis da capital para o combate ao Aedes aegypti. A ação ocorre no bairro União, região Nordeste da capital.

Agentes irão visitar as residências que não foram possíveis vistoriar durante a semana devido a ausência do morador no local.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação foi planejada devido ao alto índice apresentado pela região no último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa, realizado em janeiro de 2018.

 Segundo a pasta, o LIRAa na região atingiu 6%, percentual muito acima do apresentado pelo município de Belo Horizonte, que foi de 2,4%. Associado ao LIRAa alto, a região concentra um grande número de imóveis sem moradores durante a semana, quando são realizadas as vistorias pelos agentes.

A expectativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é vistoriar cerca de 280 imóveis, localizados em 5 quarteirões, todos no bairro União.

Durante o trabalho, os agentes identificam, eliminam ou aplicam biolarvicida nos criadouros que não podem ser eliminados. Além disso, eles orientam a população sobre os cuidados que devem ser tomados para se evitar a propagação da doença.