Os bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas, todos na região Leste de Belo Horizonte, voltaram a ser palco de operação policial nesta segunda-feira (23). Essa é a terceira vez que os bairros são ocupados pela Polícia Militar (PM) somente neste mês, que fez incursões na região no dia 9 de setembro e durante 48h entre os últimos dias 12 e 14. 

O tenente Márcio Gonçalves, comandante da 128ª Companhia do 22º Batalhão da PM, explica que a operação foi batizada de "Êxodo" por ter como principal objetivo o combate a homicídios. "Faz referência ao versículo 20:13 da Bíblia, que diz: Não matarás!. Atualmente, os aglomerados da região Centro-Sul e Leste de Belo Horizonte (Aglomerado da Serra, Morro do Papagaio, Morro das Pedras e Complexo Alto Vera Cruz/Taquaril) apresentam índices de homicídio que remontam ao ano de 1993", explicou. 

Ao todo, participaram das ações, que durarão todo o dia, 42 policiais distribuídos em 12 viaturas. Um drone também foi utilizado pela corporação durante a operação. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em casas dos aglomerados, 12 de busca e apreensão a menores infratores e 23 mandados de prisão em aberto. 

Dentro do guarda-roupa

Até o momento já foram detidos dois suspeitos. Um deles, de 20 anos, acabou detido por tráfico de drogas durante buscas em sua casa. O jovem tentou se esconder dentro do guarda-roupa da irmã, mas acabou localizado pelos militares e preso em flagrante. Com ele foram encontrados uma porção de maconha, uma balança de precisão, R$ 5.600 em dinheiro que, segundo a PM, seria oriundo do tráfico. 

Além dele, também foi preso um homem de 35 anos. O preso tinha um mandado de prisão por homicídio em aberto.

Leia mais:
Operação da PM ocupa Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas por 48h; confira fotos e vídeo
Casal é preso com maconha, crack e cocaína no Alto Vera Cruz
Homem derruba policial com golpe durante ação no Alto Vera Cruz; veja o vídeo