Alerta: o risco dos suplementos alimentares

Izabela Ventura - Do Hoje em Dia
06/08/2012 às 10:15.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:12
 (Toninho Almada)

(Toninho Almada)

Seduzidos pelo desejo de ficar forte ou emagrecer sem sacrifício, muita gente recorre aos suplementos alimentares para intensificar os efeitos da malhação. O problema é que, na ânsia por resultados rápidos, há quem faça uso indiscriminado desses produtos, o que pode ocasionar problemas sérios à saúde, segundo médicos e nutricionistas.|

No Brasil, alimentos apresentados em formatos farmacêuticos – cápsulas e tabletes ingeridos em dose – só podem ser comercializados depois de avaliados quanto à segurança de uso e registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, produtos conhecidos popularmente como suplementos alimentares não podem alegar propriedades ou indicações terapêuticas. Segundo a legislação, propagandas e rótulos indicando alimentos para prevenção, tratamento de doenças ou sintomas, emagrecimento, redução de gordura, ganho de massa muscular, aceleração do metabolismo ou melhora do desempenho sexual são ilegais e podem conter substâncias perigosas.

De acordo com a médica especialista em nutrição Isabel Correia, só há indicação de suplementos quando a pessoa não ingere as doses diárias recomendadas dos nutrientes que precisa. Isabel, que também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lembra que não há milagres para atingir a “forma perfeita”. “Não adianta suplementar a alimentação sem atividades físicas específicas”, disse.

Segundo ela, uma ingestão exagerada de proteína, por exemplo, muito utilizada para ganho de massa magra, pode causar cálculo renal e até câncer. A nutricionista especialista em clínica e doenças renais Adriana Cândida da Silva completa a lista de riscos que a superdosagem de suplementos pode causar: tensão dos vasos do coração em pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta e sobrecarga dos rins.

A nutricionista esportiva Lucília Oliveira acompanha de perto a suplementação do professor universitário Vladimir Feijó. “Adequamos a dosagem do suplemento às minhas necessidades, pois eu estava abaixo do meu ideal”, relata Vladimir.

http://hj.digitalpages.com.br/acesse

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por