Alunos do Cefet criam aplicativo para facilitar o dia a dia de paciente com câncer

Mariana Durães
mduraes@hojeemdia.com.br
12/09/2018 às 18:22.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:25
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

Sessões de quimioterapia e radioterapia, consultas médicas, acompanhamento psicológico e a hora correta dos medicamentos. A rotina intensa dos pacientes com câncer poderá ficar mais prática, com os compromissos na palma da mão. Aplicativo criado por alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) promete facilitar o dia a dia dos doentes, com uma agenda adaptada e até lembretes por meio de alarmes.

A plataforma foi desenvolvida como projeto de extensão do curso técnico de informática do campus Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em parceria com a ONG Orcca, que há 13 anos presta assistência no município vizinho Betim. Por mês, cerca de mil pessoas são atendidas, inclusive os familiares delas.

“Percebemos que a tecnologia poderia ser uma boa ferramenta de auxílio para esses pacientes. Então, procuramos o Cefet para nos ajudar. O resultado do trabalho tem sido positivo”, diz a supervisora assistencial da Orcca, Fernanda Martins.

De responsabilidade do Cefet, o aplicativo poderá se tornar acessível a pacientes que não são atendidos pela ONG

Responsabilidades

Coordenado pelos professores Gustavo Campos Menezes e Elizabeth Duane Santos da Costa, o projeto foi conduzido por seis estudantes do 3º ano do ensino técnico. Os alunos têm 17 e 18 anos.

Eles foram divididos em dois grupos. Um deles foi responsável pela versão móvel do aplicativo e o outro pela que será utilizada por funcionários da Orcca para a marcação de consultas e controle dos compromissos, por meio da internet, em computadores.

“O mais difícil foi construir uma plataforma simples, intuitiva e funcional. Mas acredito que atingimos esse objetivo. É muito bom desenvolver algo que a gente sabe que será usado e irá ajudar o próximo na prática”, afirma Amanda Galvão Baece, de 18 anos.

Para Gustavo Campos, o projeto também é importante para os estudantes que pretendem seguir na área, uma vez que terão um diferencial no currículo. “É um desafio lidar com a cobrança de um cliente, que dita as regras e diz o que pretende. Sem dúvida, essa iniciativa (o sistema) agrega muito, principalmente para nós que somos novos no mercado”, frisa o aluno André Vinicius Aredes de Andrade, de 18 anos.</CW>

Detalhes

A primeira versão do aplicativo foi finalizada neste mês. A previsão é a de que a plataforma, após ajustes, seja lançada no fim de novembro para celulares com o sistema Android. 

A expectativa é a de que a ferramenta também fique acessível a pessoas que não têm ligação com a ONG, mas ainda não há previsão de quando isso irá ocorrer.

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