Alunos protestam contra fim do programa Valores de Minas

Iêva Tatiana* - Hoje em Dia
19/10/2015 às 12:50.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:07
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

Alunos do programa social Valores de Minas estão concentrados em frente à sede do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (19). O grupo protesta contra a possibilidade de encerramento da iniciativa. Mais cedo, eles se concentraram na Praça da Estação, na mesma região.

Segundo Íris Soares, aluna do programa há cerca de um ano, a manifestação seguirá até as 17 horas e a expectativa é de que algum porta-voz do Servas (gestor do programa) posicione-se sobre a manutenção das atividades programadas para este ano.

"Na última sexta-feira (16), demitiram dois coordenadores que eram a base de tudo. Tínhamos um espetáculo previsto para o final do ano, mas, por enquanto ele está suspenso", lamenta Íris, afirmando que o cenário é de incerteza.

"Uma hora falam que nossa formatura está mantida, depois, falam que não. É isso que causa revolta e tristeza, porque não há informações concretas", diz a aluna.

Na próxima terça (20) e na quarta-feira (21), novas manifestações estão previstas para acontecer na sede do Plug Minas e na Cidade Administrativa, respectivamente.

Em nota, o Servas informou que "os ajustes na equipe de profissionais realizados na última sexta-feira visam a formação de uma comissão de transição que vai dar sequência ao processo de transferência do programa. Os coordenadores dispensados foram imediatamente substituídos por novos profissionais com ampla formação e experiência artística".

Conforme cronograma do Serviço, a nova equipe será apresentada "a partir desta segunda-feira".


Entenda o caso

Em funcionamento há quase 11 anos, o programa Valores de Minas agora tem destino incerto. Isso porque as atividades são mantidas com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que apóia apenas projetos temporários.

Outro agravante é uma lei que deve entrar em vigor e proíbe que recursos do FIA sejam repassados a instituições com representantes ligados ao governo e o Servas é presidido pela esposa do governador Fernando Pimentel.

Também em nota, o Servas afirmou que "todas atividades previstas para 2015 estão sendo rigorosamente cumpridas" e que "a Secretaria de Educação prevê a consolidação do Valores de Minas como parte da política de educação integral do Estado, a partir de 2016".




* Com informações de Raquel Ramos

 

Atualizado às 15h15

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por