Um encontro marcado pelo Facebook que reuniria gangues rivais provocou tensão e o fechamento de várias lojas do Shopping Estação, na avenida Cristiano Machado, em Venda Nova, na tarde deste sábado (17).

Vários jovens, a maioria menor de idade, planejavam repetir a confusão ocorrida na última quinta-feia (15), quando duas gangues da região promoveram quebra-quebra de lojas e elevadores do estabelecimento, durante o evento que foi batizado de "Encontro de Solteiros".

Lojistas contaram à reportagem do Portal Hoje em Dia que na quinta-feira foram surpreendidos quando os jovens saíam pelos corredores promovendo o vandalismo. Ninguém foi preso ou detido, já que a maioria era menor de 18 anos.

A Polícia Militar apresentou outra versão para o incidente deste sábado. Cerca de 60 pessoas que teriam se dirigido à quadra do Vilarinho, onde ocorrem bailes funk, teriam seguido para o centro de compras, revoltados com o fechamento da casa de shows. A intenção, porém, seria a mesma: provocar brigas e baderna.

Ao ser informada de que poderia ocorrer uma nova quebradeira, a administração do shopping reforçou a segurança e acionou a Polícia Militar e o Juizado da Infância e da Adolescência para resolver a situação dos adolescentes.

Segundo o sargento Goulart, da 16ª Cia. da PM, a concentração dos suspeitos começou na praça central, chamando a atenção dos seguranças do Shopping Estação. Ao serem abordados, os jovens saíram em correria pelos corredores do shopping, assustando lojistas que fecharam as portas.

 



O clima ficou tenso até a chegada dos oficiais. Vários menores aproveitaram para deixar o local e a situação no momento é tranquila, com o comércio voltando a funcionar.

A situação voltou a ficar tensa no Shopping Estação a partir das 17h30, quando dezenas de jovens iniciaram uma concentração numa das portaria do estabelecimento. Duas unidades do Batalhão de Choque da PM estão no local impedindo a entrada  dos grupos.

Outro "Encontro de Solteiros", com o mesmo objetivo, teria sido planejado também para o Itaú Power Shopping, em Contagem, para esta tarde, mas até o momento não houve registro de qualquer ocorrência no local. (* Com Gabi Santos)

Atualizada às 19h42