Amigos da lua: a vida de quem trocou o dia pela noite para trabalhar

Renata Evangelista - Do PortalHD
10/12/2012 às 17:29.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:18
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Belo Horizonte mais tranquila, sem trânsito, ônibus lotado e a correria do dia a dia. Essas são algumas das vantagens apontadas por quem trocou o dia pela noite para trabalhar. E a cidade nunca dorme. Apesar de mais pacata, milhares de pessoas movimentam a vida noturna na capital mineira.

Confira todas as reportagens do especial "BH aos Olhos das Ruas"

Há 22 anos, Cléia Maria Machado, de 49 anos, mudou sua rotina e seu horário de serviço. Quando grande parte da população está chegando em casa depois de mais um dia de trabalho, ela se prepara para começar a labuta. Ela que é carinhosamente conhecida pelos amigos como Léia, garante que gosta de trabalhar à noite e confessa ser amante da lua.

"Trabalhar neste horário é bem mais agradável. Apesar do medo da violência, a cidade fica mais tranquila", diz. Léia trabalha como garçonete de madrugada na casa de show Engenho de Minas, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH. Além disso, comemora que dá para ganhar mais dinheiro trabalhando à noite. "A gorjeta ajuda", revela.

Uma das desvantagens apontadas por ela é que o contato com as três filhas, de 12, 25 e 24 anos, fica um pouco mais restrito. Mesmo assim a garçonete explica que dá para driblar o problema e garante que não pretende mudar seu horário de trabalho.

Preferência

A auxiliar de garçonete Rosemeire Delmiro Tavares, de 28 anos, conta que a opção de trabalhar nas madrugadas belo-horizontinas é dela. Para defender a sua preferência, Rosemeire lista várias vantagens. A principal é que ela consegue acompanhar o crescimento de seus filhos, de 2, 9 e 10 anos.

Como trabalha de 18 às 4 horas, Rose consegue levar as filhas na escola e participar das reuniões colegiais, além de ter o dia disponível para cuidar dos filhos, sem a ajuda de babá. "O pai das crianças não gosta muito do meu horário de trabalho e é ele quem fica com elas durante à noite, mas ele me conheceu assim e já está acostumado".

Além disso, a auxiliar comemora o fato de não ter que pegar trânsito para ir e voltar do serviço e garante que trabalhando à noite consegue um salário melhor. "Prefiro essa minha rotina".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por