Lavras, no Sul de Minas, e outros municípios vizinhos estão sem sinal de pelo menos três canais abertos de televisão desde segunda-feira (27). Técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lacraram os transmissores da Rede Globo, SBT e Rede Vida, que estariam operando sem o aval do órgão federal.
 
A interrupção do serviço é um complemento de uma fiscalização realizada em abril de 2013, quando os sinais também foram cortados. No entanto, os canais voltaram a ser transmitidos por força de uma liminar impetrada pelo município de Lavras. Segundo a prefeitura,  no mesmo ato foi também apresentado ao Ministério das Telecomunicações um pedido administrativo para a regularização da outorga, o qual ainda encontra-se sob análise do órgão federal.
 
A liminar foi cassada em 29 de outubro de 2013 e como o município não tinha apresentado novos recursos, só agora o sinal foi novamente cortado. Não há previsão de regularização e quando os canais poderão voltar a ser transmitidos.
 
Segundo a Prefeitura de Lavras, está em andamento, no Ministério das Comunicações, um pedido de regularização de outorga para que os sinais possam ser restabelecidos. “Por meio da assessoria jurídica, a prefeitura informa que está ciente da situação e trabalha em uma medida judicial para agilizar o processo junto ao Ministério das Comunicações”, informou por nota.