A previsão de alto volume de chuvas no Estado, neste fim de semana, levou a Agência Nacional de Mineração (ANM) a fazer um alerta aos empreendimentos que têm barragens sob nível de emergência 3. Segundo a entidade, as equipes de segurança dessas estruturas em Minas Gerais devem manter o monitoramento diário durante todo o período de chuvas.

"Manter atenção especial às tomadas d’agua dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto", destacou a ANM em nota publicada no site gov.br/anm, na manhã deste sábado (24). A entidade complementa: "em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado e o SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens) tem que ser imediatamente informado".

O volume de chuvas previsto para o Estado neste sábado e também no domingo (25) supera os 50 mm e o nível de emergência 3 é considerado o mais alto em relação às barragens. Na história recente, Minas Gerais vivenciou duas tragédias ambientais e humanas em Mariana e em Brumadinho, ambas cidades na região Central.