Antes proibido em áreas urbanas, inseticida é aplicado em árvores da av. Bernardo Monteiro

Ana Clara Otoni - Hoje em Dia
17/06/2013 às 11:00.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:11

A primeira aplicação do inseticida óleo de Nim (ou Neem) foi feita nesta segunda-feira (17) nas árvores da avenida Bernardo Monteiro,  no bairro Santa Efigênia, na região Leste de capital. Podas e aplicação de placas adesivas que captam os insetos foram feitas no dia 27 de maio.

Das 51 árvores centenárias infestadas, 47 passaram por  podas. A ação  foi realizada pela Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec), Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), BHTrans e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

O procedimento desta segunda-feira exigiu a interdição de um quarteirão da via e deve se prolongar até a próxima sexta-feira (21). Os fícus da avenida estão ameaçados pela mosca-branca - que suga a seiva, provoca e queda das folhas e pode levar à morte das árvores.

De acordo com o adjunto operacional da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Ricardo Jerônimo de Oliveira, a aplicação do inseticida é feita por um equipamento chamado atomizador.

Belo Horizonte foi a http://www.hojeemdia.com.br/minas/anvisa-autoriza-uso-de-inseticida-nos-ficus-de-areas-urbanas-de-bh-1.119232, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação devido à grande infestação da mosca-branca. “Esse produto é menos tóxico que o sal, inclusive o sal que a gente utiliza para temperar a comida”, afirmou.

A aplicação do NIM nos fícus começou por volta das 8 horas desta segunda e deve se estender até o fim da tarde. O trabalho total, contudo, deve terminar no fim da semana.

Segundo Oliveira, a manifestação realizada na avenida nesse sábado (15) não prejudicou ou provocou qualquer intervenção o tratamento das árvores. “O movimento 'Fica Fícus' é inclusive nosso parceiro e está sempre envolvido  nas nossas atividades”, afirmou o adjunto da Comdec.

Jovens que lutam pela permanência dos fícus fizeram um piquenique junino na tarde de sábado. "Mas, [o protesto] vai além da defesa de árvores adoecidas pelo descaso e pretende defender e lutar pelo aumento de áreas verdes em nossa cidade", afirmavam os idealizadores por meio do site Fica Ficus

Entenda como a mosca-branca está sendo combatida em BH:

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por