Após 22 dias fechado, Parque Nacional da Serra do Cipó é reaberto para visitas

Rosildo Mendes - Do Hoje em Dia
01/11/2012 às 10:29.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:46
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

O Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na região Central de Minas Gerais, foi reaberto para visitações nesta quinta-feira (1º), após ficar cerca de 22 dias fechado por causa de um incêndio, que teria começado no dia 6 de outubro. 

Ao todo, a área destruída no parque equivale a seis campos de futebol, foram 6.100 hectares. Já na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, a área queimada foi de 251 hectares, segundo o Instituto Chico Mendes, responsável pela gestão do parque.

Durante dez dias, o maior incêndio da história do parque que tem 33.800 hectares de reserva, deixou um rastro de destruição. O fogo foi debelado no dia 16 dos mês passado. No balanço feito pelos servidores e funcionários do parque ficou registrado a morte de alguns animais como cobras, pássaros e roedores, sendo afetada vegetação de cerrado, matas ciliares e campos rupestres.

O fogo atingiu também alguns atrativos da reserva como o Cânion da Bandeirinha, as cachoeiras do Sobrado (mais conhecida como "Farofa") e as trilhas e campos rupestres, com paisagens repletas de flores do cerrado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por