Após 69 dias de seca e baixa umidade do ar, chuva e granizo surpreendem moradores da capital

Da Redação
23/08/2019 às 16:53.
Atualizado em 05/09/2021 às 20:08
 (Cezar Vouguinha)

(Cezar Vouguinha)

A chuva e o granizo pegaram de surpresa os moradores da capital, na tarde desta sexta-feira (23), após 69 dias sem precipitações e com baixa umidade relativa do ar. A região mais atingida foi a Leste, com 1,4 milímetros de chuva, segundo a Defesa Civil. Também registraram precipitações as regiões Oeste (0,2mm) e a Centro-Sul (0,6mm). Os dados são referentes ao monitoramento feito entre 14h30 e 14h50.

 De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança do tempo foi provocada pela chegada de uma área de instabilidade que estava atuando nas regiões da Zona da Mata, Oeste e Centro-Oeste de Minas. 

Moradores do Buritis, na região Oeste de BH, registraram imagens da chuva de granizo. As pedras cobriram ruas e jardim em plena temporada de estiagem. Mais cedo a Defesa Civil já havia emitido um alerta sobre o fenômeno.

Com a chuva, os índices de umidade, que estavam abaixo dos 30%, sobem um pouco e devem ficar em torno de 50%, segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet. Mas o índice ainda fica abaixo do mínimo de 60% recomendado pela Organização Mundial de Saúde. 

Previsão do tempo

No sábado (24) e domingo (25), a temperatura em BH deve oscilar entre 12ºC, durante a madrugada, e 25ºC, no período da tarde. A partir de segunda-feira (26) está prevista uma queda ligeira nos termômetros.

* Com Renata Evangelista

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por