Quem passou pela rua Barbara Heliodora, em Lourdes, na manhã desta quarta-feira (29),  ficou impressionado com a cena de destruição. Lama, pavimento estourado, carros destruidos jogados contra o passeio. Dentro das lojas, trabalhadores usavam mangueiras e baldes para retirar a sujeira que invadiu os imóveis.

A devastação é reflexo de uma enchente que tomou conta das ruas do bairro nobre da zona Sul de BH, depois de uma chuva torrencial na noite desta terça-feira (28). De acordo com a Defesa Civil, choveu 175 milímetros (mm) na regiao Centro-Sul em apenas três horas.
 
Gabriela Azevedo tem um salão de beleza na Barbara Heliodora. Ela e as funcionárias trabalhavam para retirar a lama, que danificou equipamentos e materiais. "Moro aqui ao lado. Quando vi que a rua Sao Paulo tinha virado um rio, liguei as câmeras da loja. Fui vendo a água subir, mas não tinha o que fazer", disse a empresária.

Manoel Garibaldi tem uma padaria na mesma via há 20 anos. Ele nunca havia presenciado uma enchente no local. A força da água estragou as portas do estabelecimento e geladeiras ficaram danificadas.

"O pessoal que trabalha das 14h às 22h não conseguiu ir embora pra casa, teve que passar a noite na padaria. Os funcionários que entraram às 7h vão esticar algumas horas e vamos fechar hoje, excepcionalmente, às 18h", afirmou. Mesmo com todos os problemas, a padaria conseguiu produzir pães e atender parcialmente os clientes.

 

Em um sacolão, dezenas de funcionários trabalhavam nesta manhã para retirar a água, que subiu cerca de 40 centímetros. "A força foi tão grande que destruiu a porta. Mas ninguém se machucou, isso é o mais importante", afirmou o proprietário Hélio Lage. 

Segundo ele, moradores e comerciantes estão impressionados com os estragos jamais vistos em Lourdes. "Agora, o principal é lavar, arrumar as portas e verificar toda a parte elétrica", disse.

Refinamento
A região do entorno da esquina entre ruas Curitiba e Barbara Heliodora é uma das mais nobres de Belo Horizonte. Lá, estão alguns dos mais refinados restaurantes da capital, como Taste Vin, Glouton e Dartagnan.

Em frente ao Glouton, do chef Leo Paixão (do programa "Mestre do Sabor"), havia dois veículos empilhados, arrastados pela enchente. Mas, dentro do estabelecimento, que é elevado em relação à Barbara Heliodora, não houve estragos.