Foi libertado na tarde deste sábado (23) o agente penitenciário que foi feito refém por detentos de uma unidade prisional de Governador Valadares, na região do Rio Doce. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Francisco Alves Marçal foi rendido por seis presos da ala do regime semiaberto que se preparavam para receber visitas.

O agente ficou na cela onde os presos cumprem pena por cerca de quatro horas e foi liberado por volta das 14h30.A direção da unidade e o juiz da Vara de Execuções Penais, Thiago Cabral, realizaram as negociações. Segundo a Seds, não foi preciso a intervenção da Polícia Militar. 

O funcionário da unidade prisional, que não foi ferido, recebeu atendimento médico e psicológico. Os presos envolvidos já foram identificados e outros aos quais podem ser atribuídas contribuições receberão sanções administrativas.

Em nota, a Seds informou que "não houve rebelião e não houve situação de descontrole na unidade, visto que os demais detentos da ala continuavam em suas celas". A motivação do ocorrido ainda não foi esclarecida. A unidade abriu procedimento interno para apurar as circunstâncias do fato.

Presos fazem agente penitenciário de refém em Governador Valadares