O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou nesta sexta-feira (23) a construção de uma passarela, uma passagem subterrânea e a instalação de quebra-molas, na BR-040, em Conselheiro Lafaiete e Congonhas, na região Central de Minas. Nas últimas semanas moradores das duas cidades fecharam totalmente a rodovia na altura dos bairros Gagé e Pires reivindicando  melhorias na via e essas intervenções.

Segundo a assessoria de imprensa do Dnit, o acordo foi firmado durante uma reunião com representantes do órgão e líderes dos movimentos, em Belo Horizonte, ontem. No fim do encontro ficou decidido que de imediato serão construídos dois quebra-molas no bairro Gagé, em Conselheiro Lafaiete, até a construção de uma passagem subterrânea. Já no km 603, altura do bairro Pires, em Congonhas, será erguida uma passarela para travessia de pedestres.

A instalação dos quebra-molas, segundo o Dnit, acontecerá nos próximos 20 dias. Entretanto, o prazo para a construção da passarela e da passagem subterrânea pode demorar mais. Para que essas obras sejam realizadas, é preciso abrir um processo licitatório. Ainda segundo a assessoria do Dnit, após a reunião, líderes dos manifestantes prometeram não interditar a rodovia para protestar.