A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta meteorológico para os índices de umidade relativa do ar na cidade a partir desta quarta-feira (26).

Segundo o órgão, uma massa de ar seco vai fazer com que a umidade fique abaixo de 30% no período desta tarde até às 18h do próximo domingo (30).  O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é em torno de 60%.

Com o cenário de baixa umidade, a Defesa Civil orienta a população a ter uma atenção especial com a hidratação, alimentação e com os horários e ambientes escolhidos para a prática de atividades físicas.

Em relação à temperatura em BH, a última madrugada foi a mais fria deste ano na cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar 7,7°C. O recorde do ano, até então, havia sido de 8,6°C, em 29 de maio.

O Inmet também prevê que a temperatura deve subir na capital mineira nos próximos dias. Para esta quinta, ao órgão estima que os termômetros oscilem entre os 11°C e os 26°C.

 

Confira algumas dicas da Defesa Civil para amenizar os efeitos da baixa umidade:

 

⠀- Hidrate-se durante o dia;

- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evite frituras;

- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;

- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).