Pelo menos 31 cidades mineiras ficaram sem luz por aproximadamente 15 minutos na tarde desta quarta-feira (21). A informação foi confirmada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). 

A falta de energia atingiu também outras regiões do país. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que, às 15h48, "uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento".

Em Minas, a Cemig informou que "o sistema elétrico que atende aos consumidores de Minas Gerais foi afetado, nesta tarde, pelo acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a gestão do Operador Nacional do Sistema (ONS), provocando perda de carga e consequente interrupção parcial de energia elétrica, pelo período máximo de 15 minutos, em 31 cidades de sua área de concessão".

Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a fábrica da Fiat também foi atingida, segundo a Cemig. Na empresa, ninguém foi encontrado para comentar o incidente.

Ainda conforme a Cemig, o desligamento ocorreu às 15h48 desta quarta e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 15h52 e, dez minutos depois, praticamente todos os clientes já estavam com a energia restabelecida.

De acordo com o ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das usinas e do sistema de transmissão do país, no Sistema Interligado Nacional, as causas que originaram o desligamento estão sendo apuradas. 

As cidades afetas em Minas Gerais foram:

BOM JESUS DA PENHA

CIPOTANEA

CLARAVAL

COMENDADOR GOMES

CRISTIANO OTONI

CRUZILIA

FRONTEIRA

GUARDA MOR

GURINHATA

IBIAI

ITATIAIUCU

ITAUNA

JOSE RAYDAN

MARIO CAMPOS

MEDINA

MORADA NOVA DE MINAS

PIMENTA

POMPEU

POUSO ALEGRE

PRATA

RIBEIRAO DAS NEVES

SANTA CRUZ DE MINAS

SANTA LUZIA

SAO JOAO DA MATA

SAO SEBASTIAO DO OESTE

TAPIRA

TIROS

TUPACIGUARA

UBERABA

UBERLANDIA

VARGEM ALEGRE

Leia mais:
Estados do Norte e Nordeste têm queda de energia nesta quarta-feira
Padilha diz que linha transmissora de Belo Monte caiu e provocou apagão