Durante a chuva intensa da tarde desta terça-feira (29), carros foram arrastados e pessoas ficaram ilhadas na avenida Tereza Cristina, na região Oeste de Belo Horizonte. Mas a situação poderia ter sido pior, se não fosse uma parceria entre a Defesa Civil da capital e o aplicativo de trânsito Waze. 

No momento em que a chuva se intensificou e foi detectado risco de transbordamento no rio Arrudas, o app passou a mudar a rota, indicando caminhos alternativos à avenida que seria inundada. Esta foi a primeira vez em que a parceria entre Defesa Civil e Waze foi colocada em prática e se mostrou bem-sucedida, de acordo com o órgão municipal.

Segundo a Defesa Civil, sempre que houver previsão de chuva intensa, o aplicativo vai enviar alertas preventivos aos motoristas e sobre bloqueio de vias que possam ser atingidas pelo transbordamento de córregos. Se uma via for bloqueada, o motorista será redirecionado para uma rota segura e longe dos possíveis riscos. Ou seja, o aplicativo a mandará sair da avenida ou evitá-la. 

Nesta terça, houve bloqueio para a Tereza Cristina e para a avenida Vilarinho, em Venda Nova, onde não houve transbordamento, mas o risco foi monitorado durante a chuva. Dessa forma, os motoristas foram desviados dessas vias durante o temporal. A intenção é que esse trabalho em conjunto entre Defesa Civil e aplicativo seja replicado para outras cidades brasileiras em breve. 

A parceria entre a Defesa Civil de BH e o Waze foi anunciada no fim de setembro. De acordo com o órgão municipal, os moradores da cidade também ficarão sabendo de alertas para temporais por mensagens que vão aparecer na tela da TV. A ação será feita para assinantes de TV por assinatura e deve ser replicada em todo o Estado. 

Veja como ficou a avenida Tereza Cristina no momento em que foi inundada:

carro arrastado tereza cristina

Carros foram arrastados após transbordamento na avenida Tereza Cristina

Leia mais:
Mais tempestades: após pânico e destruição, previsão é de novas pancadas na capital hoje
Temporal inunda a Tereza Cristina e avenida Vilarinho fica interditada; há ilhados em Contagem
Muro desaba devido à chuva e soterra idoso no Barreiro
Prédio na Cidade Administrativa fica alagado após chuva forte em BH