Já imaginou visitar um dos mais belos cartões-postais de Belo Horizonte e conhecer, de uma ponta à outra, a mais suntuosa montanha da capital sem precisar sair de casa? Ficou com vontade? Anime-se! O Parque da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, zona Sul da cidade, agora tem um aplicativo que possibilita um tour completo por toda a área verde. A plataforma digital, lançada na última sexta-feira (5), traz ainda um raio x do local, com informações sobre fauna e vegetação, e permite o agendamento rápido para as trilhas guiadas.

O app, o primeiro do tipo na cidade, abre caminho para que outros parques de BH também sejam contemplados com o mesmo tipo de visita virtual. A expectativa é a de que, até o fim do ano, o Parque das Mangabeiras tenha seu guia on line. “Escolhemos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data simbólica, para tentar avivar nas pessoas a reflexão sobre a necessidade de preservação do meio ambiente”, afirmou a presidente da Fundação de Parques Municipais, Karine Paiva.

Visita democrática

A administradora Laura Martins, de 39 anos, e o marido dela, o engenheiro Leonardo Faria, de 41, não conheciam o local até a última sexta-feira (5). Eles ficaram encantados. “Estamos vendo se é possível trazer nossos filhos. Gostamos demais. Ficou muito seguro”, disse Laura, já planejando a próxima visita, com os pequenos, de 2 e 4 anos.

O Parque da Serra do Curral tem uma área aproximada de 400 mil metros quadrados e capacidade de receber, por dia, até 700 pessoas. Em setembro de 2012, após cerca de quatro meses fechado para uma ampla reforma, o espaço foi entregue aos belo-horizontinos com parapeitos, decks nos mirantes, sinalização bilíngue e serviço guias para as trilhas.

De graça

O aplicativo, disponível por enquanto apenas para usuários do sistema Android, pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets e está disponível em português, inglês e espanhol. Por ele, é possível navegar em abas que informam a história do local e o tipo de fauna e de flora, além de visualizar mapas em 2D e 3D de todos os percursos disponíveis no lugar.

Do alto dos mirantes, é possível visualizar diferentes pontos da capital mineira, como a Lagoa da Pampulha, o Parque Municipal – maior área verde de Belo Horizonte – a avenida Afonso Pena, o Mineirão, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG.

O Parque Serra do Curral funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 17h. Somente as trilhas guiadas precisam de pré-agendamento. Informações: (31) 3277-8120