Você pensa em ir naquela cachoeira paradisíaca, mas a trilha não é sinalizada e cheia de bifurcações. Pede informações e seu amigo desenha um mapa que mais parece um labirinto. Como chegar até o destino a tempo de aproveitar o feriado? A solução pode ser o aplicativo Cachoeiras Estrada Real, recém-lançado para celulares Android e disponível para IOs no próximo mês.

O app permite traçar a rota para 180 cachoeiras em 21 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O roteiro integra a Estrada Real, caminhos trilhados pelos colonizadores para exploração do ouro.

O trajeto pode ser baixado para o celular, permitindo o acesso offline – um recurso importante já que a maioria das trilhas não possui sinal de internet.

Para facilitar ainda mais a vida dos mochileiros, a plataforma traz fotos do caminho. Por exemplo, quando você chega em uma encruzilhada, há a indicação da direção a seguir e ainda uma imagem do local.

Ideia

O mapeamento foi desenvolvido pelos empresários Pedro Henrique Mendonça e Rafael Ciprian. Segundo Pedro, a ideia surgiu quando trabalhavam com ecoturismo em Tiradentes e notaram muita carência de informações sobre as cachoeiras.

“As pessoas chegavam perguntando como chegar nas cachoeiras. A gente desenhava mapas a mão para tentar ajudar, mas geralmente eles acabavam perdidos”, afirmou Pedro.

Para fazer as rotas, os empresários foram a cada uma das cachoeiras com GPS específico para captar dados do roteiro. Eles também fizeram fotos aéreas com drones e subaquáticas, o que permite que a pessoa confira o roteiro antes de sair de casa.

O aplicativo tem ainda detalhes do roteiro como nível de dificuldade de acesso, tempo médio de percurso, dicas de segurança, guias turísticos, características ambientais e ainda se o terreno está localizado em propriedade particular.

Outras informações importantes das cidades podem ser conferidas por meio da plataforma. É possível verificar pontos turísticos e ainda conferir dicas de onde se hospedar e onde comer.
 

Expansão

A ideia dos empresários é cadastrar mais 150 cachoeiras e dez cidades. Além disso, eles pretendem ampliar para parques nacionais e cidades turísticas.

O app foi desenvolvido por meio do Projeto Cachoeiras Estrada Real e é uma realização da empresa Ecoguias em parceria com o Instituto Estrada Real e apoio do Ministério do Turismo e da Fapemig.