Usuários do aplicativo de transporte 99 já podem chamar a Polícia Militar, adicionar contatos de confiança e contatar um canal de atendimento da empresa a partir de um botão de emergência. De acordo com a marca, a ferramenta, que já foi implantada na China no ano passado, está disponível para 550 milhões de passageiros no mundo. 

Segundo a assessoria de imprensa da 99, para ligar automaticamente para a polícia, por exemplo, o passageiro deve acionar o botão e aguardar até que o app exiba ao cliente informações da corrida (modelo/placa do carro e localização) para comunicação fácil às autoridades. 

Esses dados serão compartilhados imediatamente com os contatos de confiança caso o usuário decida chamar o 190. Nos contatos de confiança, podem ser adicionados os números de até cinco pessoas para falar rapidamente com família e amigos, caso necessário.
 
Ainda segundo a marca, o compartilhamento de rota, que já podia ser feito, poderá ser dividir o trajeto com qualquer conhecido que esteja na lista telefônica do celular. A funcionalidade vai ser incorporada inicialmente para parte da base e progressivamente expandida nos próximos dias.

Além do botão, a empresa afirmou que testa iniciativas como a checagem adicional a motoristas e a implantação de câmeras de segurança nos carros.