Aprendizado divertido e rico além da sala de aula

Raquel Ramos - Do Hoje em Dia
30/08/2012 às 10:12.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:52
 (Hérika Secundino/Divulgação)

(Hérika Secundino/Divulgação)

Longe de livros e cadernos, momentos que estudantes passam fora da sala de aula podem se transformar em ricas experiências pedagógicas. Além da chance de aliar a teoria à prática, especialistas garantem que as atividades estimulam o aprendizado e interesse dos alunos.


"Na maioria das instituições de ensino, não há aula em tempo integral. Isso torna o currículo limitado e reforça a necessidade de realizar atividaes de complementação que ampliem as oportunidades de aprendizagem”, defende a doutora em educação no Rio de Janeiro e autora do livro “Depende de você – como fazer de seu filho uma história de sucesso”, Andrea Ramal.


Socialização


Muito mais do que proporcionar novos conhecimentos, em ambientes extraescolares os alunos exercitam competências que ultrapassam as lições ensinadas na grade de disciplinas. “Falo de socialização, de aprender a se relacionar e a trabalhar em grupo”, exemplifica.


Acostumada a conduzir estudantes em excursões, a coordenadora pedagógica do ensino fundamental do Bernoulli, Tânia Araújo, percebe a interdisciplinaridade como outra vantagem de experiências fora da escola.


“No caso de um passeio a Ouro Preto, por exemplo, professores de diferentes matérias integraram o conteúdo em um mesmo trabalho”.


Enquanto em história o foco foi a Inconfidência Mineira, o professor de arte aproveitou para ensinar sobre o estilo barroco. Em português, leram “A Barca dos Amantes”, romance que se passa durante a Inconfidência.


Para que o passeio não seja confundido com lazer, no entanto, a pedagoga sugere uma conversa com os alunos, para que compreendam o objetivo pedagógico da excursão.


O resultado é um envolvimento maior dos estudantes com a atividade, como confirma Nelson Kamiguchi, de 13 anos. “Até o ano passado, morava em São Paulo e nunca tinha visitado Ouro Preto. Gostei muito de conhecer uma cidade que se tornou patrimônio mundial e conservou o estilo de casas e igrejas”, conta.


O menino garante que aprendeu mais sobre a história mineira durante o passeio do que em sala de aula. “Despertou meu interesse pelo tema. Até combinei de ir lá com meus pais para ser o guia deles”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por