O Gigante da Pampulha recebe o duelo entre Argentina e Paraguai, pela Copa América, a partir das 21h30 desta quarta-feira (19). A presença do astro Lionel Messi deve arrastar uma multidão para o Mineirão, que terá operação especial de trânsito para receber os torcedores. Conforme a BHTrans, agentes de trânsito, da Guarda Municipal e da Polícia Militar vão monitorar a área de segurança do evento. Confira abaixo todas as mudanças:

Ônibus – Terminal Copa América

Os torcedores vão contar com a linha 55, o Move Mineirão. O serviço terá início três horas antes do início dos jogos, com partidas da Estação Rio de Janeiro (plataforma 1B), na avenida Santos Dumont, no Centro. O desembarque será no Terminal Copa América Norte, na avenida Cel. José Dias Bicalho. As partidas dos ônibus serão monitoradas por agentes conforme a demanda de torcedores na estação.

Após o apito final, serão disponibilizados dois terminais Copa América - Norte (avenida Cel Dias Bicalho) e Sul (avenida Alfredo Camarate), que irão operar a linha 55 para atender a demanda de torcedores após o fim do jogo com destino ao Centro - parada final na Estação Move Rio de Janeiro.

O preço da passagem é R$ 4,50 e o pagamento poderá ser feito também com o Cartão BHBus. Com o cartão, os usuários podem aproveitar os benefícios da integração tarifária.

Os torcedores também contam com outras linhas que terão embarque e desembarque na região do Mineirão:

- Linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais)
- Linha 52 (Estação Pampulha/ Antônio Carlos – não opera aos domingos)
- Linha 63 (Estação Venda Nova/ Lagoinha)
- Linha 64 (Estação Venda Nova/ Assembleia via Carlos Luz)
- Linha 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho – via Carlos Luz)
- Linha 68 (Estação Vilarinho/Lagoinha)
- Linha 5106 – (Bandeirantes/ BH Shopping);
- Linha 5107 (Estação Pampulha / Savassi – não opera aos domingos)
- Linha 5250 (Estação Pampulha/ Betânia)
- Linha 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José)
- Linha 6350 (Estação Vilarinho/ Estação Barreiro Via Anel)

Linhas com paradas próximas ao estádio 

- Circulares 503 e 504 (Santa Rosa/ Aparecida/ São Luís);
- Suplementares 53 (Confisco/ Pampulha/ São Gabriel), 54 (Dom Bosco/ Shopping Del Rey).  

Rotas de pedestres

Quem for chegar ou sair do estádio a pé, deve caminhar seguindo os gradis instalados na área e a sinalização indicativa para os destinos principais – Estádio e Terminal Copa América. "A organização com gradis garantirá segurança e vai melhorar o fluxo de pedestres no entorno do Mineirão", destacou a BHTrans. 

Confira as rotas

1. Avenida Carlos Luz – a partir do cruzamento com a avenida Alfredo Camarate até o portão sul do Mineirão;
2. Avenida Cel. Oscar Paschoal com avenida Otacílio Negrão de Lima (rotatória do Mineirinho), seguindo pela avenida Antônio Abrahão Caram até a avenida das Palmeiras (portão norte do Mineirão);
3. Avenida Antônio Abrahão Caram, a partir da portaria do prédio administrativo da UFMG até portão norte do Mineirão;
4. Terminal Copa América, na avenida Cel. José Dias Bicalho descendo pela avenida das Palmeiras.

Pontos de Táxi

- Avenida Carlos Luz: Avenida Carlos Luz, entre avenida Alfredo Camarate e rua Conceição do Mato Dentro (em frente a Concessionária SINAL);
- Atrás do Mineirinho: Avenida Chaffir Ferreira, entre avenida Otacílio Negrão de Lima e avenida das Palmeiras;
- Avenida Abrahão Caram: Avenida Abrahão Caram, a partir da portaria do prédio administrativo da UFMG (sentido avenida Antônio Carlos).

Veículos fretados
A partir de 0h01 nos dias de jogos, áreas de estacionamento serão destinadas aos veículos fretados. Esses locais terão capacidade limitada e a ocupação será conforme a ordem de chegada, sem reserva prévia. 

- Avenida das Palmeiras, entre alameda das Falcatas e avenida Chaffir Ferreira

Acesso de veículos e estacionamento restrito

No entorno do Mineirão será implantada uma área de restrição onde será permitido o acesso apenas de veículos credenciados. Os bairros São José e São Luiz terão trechos com restrição de circulação, com permissão de trânsito local para moradores, trabalhadores e comerciantes devidamente credenciados. Postos de verificação serão implantados para monitorar os veículos e torcedores para acesso à área de restrição no entorno do estádio. O acesso e a segurança desta área serão controlados.

A operação de trânsito no entorno do estádio começará a partir da 0h01 no dia do jogo, quando ficará proibido o estacionamento nas vias próximas ao Mineirão. Os moradores/comerciantes da região, ainda que credenciados para acesso, não deverão estacionar nas áreas de restrição de estacionamento. A orientação é que os veículos fiquem estacionados nas garagens.

Desvios

Confira os desvios no entorno do Mineirão: 

- Veículos na avenida Abrahão Caram em direção à orla da Lagoa: Avenida Antônio Abrahão Caram, Alameda das Acácias, avenida Cel. José Dias Bicalho, alameda das Princesas, alameda do Ipê Branco, alameda dos Flamboyant, avenida Otacílio Negrão de Lima...

- Veículos na orla da Lagoa em direção avenida Antônio Carlos: ...Avenida Otacílio Negrão de Lima, alameda dos Flamboyant, alameda do Ipê Branco, alameda das Princesas, avenida Cel. José Dias Bicalho, avenida Antônio Carlos...

Jogos da Copa América no Mineirão

  • 19 de junho - Quarta-feira - 21h30 - Argentina X Paraguai
  • 22 de junho – Sábado - 16h - Bolívia X Venezuela
  • 24 de junho - Sexta-feira - 20h - Equador X Japão
  • 2 de julho - Terça-feira - 21h30min - Semifinal
operação de trânsito no mineirão