Arquidiocese mais antiga de Minas Gerais, Mariana recebe seu novo arcebispo, Dom Airton José dos Santos, esta semana. O religioso chega à cidade nesta quinta-feira (21) com uma festa na Praça Gomes Freire. A posse acontece no sábado (23), após procissão entre o Santuário Nossa Senhora do Carmo até a Catedral.

Em 2018, Mariana completa 270 anos de posse do primeiro bispo, Dom Frei Manoel da Cruz. Atualmente, a arquidiocese da cidade abrange de 79 municípios mineiros e possui 135 paróquias. O clero diocesano é formado por aproximadamente 180 presbíteros e há também aproximadamente 30 presbíteros de diversas congregações religiosas.

Nascido em Bom Repouso, no Sul de Minas, Dom Airton José dos Santos tem 75 anos e foi nomeado arcebispo no dia 25 de abril deste ano. Anteriormente, foi administrador diocesano em Campinas, no interior de São Paulo.

Confira a programação referente à chegada do novo arcebispo:

Quinta-feira (21):
19h – Chegada de Dom Airton e acolhida pela população de Mariana na Praça Gomes Freire.

Sexta-feira (22):
19h30 – Sessão de acolhida a Dom Airton pela Arquidiocese de Mariana no Santuário Nossa Senhora do Carmo.

Sábado (23):
16h – Procissão dos concelebrantes saindo do Santuário Nossa Senhora do Carmo para a Catedral, onde será realizado o ato de posse canônica de Dom Airton. Logo após, missa na Praça da Sé.

Domingo (24):
10h – Missa na Catedral presidida por Dom Airton

Segunda-feira (25):
19h – Missa de ação de graças pelo aniversário natalício de Dom Airton no Santuário Nossa Senhora do Carmo e lançamento do selo comemorativo