Artesanato mineiro fortalece economia e desperta interesse

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
16/08/2016 às 17:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:24
 (Ronaldo Lima/Agência Minas)

(Ronaldo Lima/Agência Minas)

O empreendedorismo e incentivo às organizações coletivas têm fortalecido o comércio do artesanato e gerado trabalho e renda. No estado existem cerca de 300 mil artesãos e toda a cadeia produtiva movimenta cerca de R$ 2,2 bilhões por ano em Minas Gerais. 

As atividades locais são monitoradas, orientadas na gestão social, qualidade do produto, identificação e estudo de mercado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A ideia é que a implantação de projetos que possam fomentar a atividade e promover o desenvolvimento da comunidade local. 

Os artesãos mineiros são incentivados à participar e realizar feiras que são promovidas visando a comercialização das artes. "A maior dificuldade hoje é o escoamento da produção e, por isso, a demanda é pela abertura de canais de comercialização." afirma o coordenador de Artesanato da Sede, Thiago Tomaz. 

As atividades são feitas em parceria com as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e Emater. 

Em 2015 foram realizados 13 eventos regionais e nacionais, entre feiras, eventos e exposições, que divulgaram o trabalho de 4.417 artesãos mineiros e movimentaram mais de R$ 1 milhão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por