A Prefeitura de Curvelo, na região Central de Minas, confirmou que 22 idosos de um asilo da cidade foram contaminados pela Covid-19. Nesta quinta-feira (14), as autoridades de saúde afirmaram que não há uma suspeita de como a contaminação pode ter ocorrido.

Em nota, a Casa dos Idosos, que é filantrópica e atende a 83 pessoas, disse que adotou protocolos rígidos de segurança desde o início da pandemia.

A secretária de Saúde estuda a transferência dos idosos contaminados para outro abrigo, a fim de facilitar o monitoramento e garantir melhores condições de tratamento e conforto para eles. Ainda conforme a pasta, a escolha do novo local deverá ser feita com base em critérios técnico-científicos, com acompanhamento do Ministério Público Estadual (MMPG). Também foram intensificadas as medidas de prevenção por parte de diretores e funcionários do asilo.

Nota da Casa dos Idosos

A Casa dos Idosos informou que adotou protocolos rígidos de segurança desde o início da pandemia, como: Adaptação de vestiário, a fim de que as roupas/calçados utilizados pelos funcionários na rua fossem trocados ao chegar e sair do Asilo, EPI’s para proteção foram comprados e doados pela comunidade, entre outros.

"Informamos ainda que ao final do mês de abril e início de maio, alguns idosos apresentaram sintomas específicos de gripe, comuns nesta época do ano, para o qual foi adotado o procedimento de isolamento na própria instituição para evitar contaminação dos demais. Conforme reza a legislação, todos os procedimentos adotados foram notificados ao Ministério Público bem como à Prefeitura Municipal", informa a nota.

A Casa dos Idosos informou ainda que os idosos que testaram positivo serão submetidos a outros exames.

" No momento, nossa preocupação maior é com a saúde/segurança dos idosos e, assim, solicitamos à sociedade e à imprensa, muita compreensão e espírito de solidariedade neste momento tão difícil. É importante que todos nós tenhamos consciência da gravidade dessa pandemia, tomemos as medidas de segurança, zelando assim pela saúde de todos, inclusive, dos abrigados do Asilo de Curvelo".