Assistente virtual promete facilitar acesso a informações em site da PBH

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
15/10/2018 às 20:56.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:58
 (Divulgação/ PBH)

(Divulgação/ PBH)

Divulgação/ PBH

Assistente é alimentado por inteligência artificial

Comum em sites de e-commerce, o assistente virtual chegou ao site da Prefeitura de Belo Horizonte. A solução tecnológica tem como proposta auxiliar o usuário, direcionando-o a conteúdos disponíveis no portal, de acordo com sua necessidade.  

De acordo com a prefeitura, o assistente foi programado com inteligência artificial: ele detecta em seu banco de dados fragmentos de informações para oferecer uma resposta compatível à solicitada. A iniciativa foi desenvolvida pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel)

O comunicador pode ser acessado durante toda a navegação no portal e sempre aparecerá à direita da tela, em uma figura contendo a frase "Posso ajudar?". Ao clicar na imagem, o usuário entrará em um chat com assistente virtual, com a opção de botões sugerindo assuntos como "Serviços", "Agendamento de Serviços" e "Ouvidoria", além de um campo para que digite sua dúvida, caso queira uma informação específica.

Segundo Jean Mattos, secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, o sistema possui uma carga inicial de respostas e será treinado para adequar-se às novas demandas que forem surgindo. 

"Trata-se de um recurso em constante aprendizado e aprimoramento. E, para potencializar esse aperfeiçoamento, é fundamental que o usuário faça a avaliação ao final de seu atendimento no chat. A partir desse retorno, a máquina aumentará suas possibilidades de resposta", disse. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por