Mais de 820 cadeiras de rodas foram doadas a 26 entidades e associações de assistência social pelo Governo de Minas. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são provenientes de emendas parlamentares.

“Temos ido a todas as regiões do Estado com a Caravana do Servas para conhecer de perto o trabalho das instituições. Todas elas têm histórias de muita dedicação e resistência para enfrentar as adversidades do dia a dia. Só quem vai ao local e conversa com as pessoas pode compreender essa realidade”, afirmou Carolina Pimentel, presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), durante cerimônia de entrega das cadeiras, nessa quarta-feira (29), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa.

As entidades beneficiadas já começaram a receber os equipamentos e a entrega será completada até o início de 2018. As cadeiras de rodas são dobráveis e com suporte para soro. A expectativa é de que, no ano que vem, seja realizada uma nova fase de doações, quando prefeituras também serão contempladas.

Cidadania

Representando as entidades beneficiadas, a psicóloga voluntária da Associação de Pessoas com Deficiência de Itaúna (Adefi), Luiza Conradi, explicou que os equipamentos fazem uma grande diferença na vida das pessoas. 

“Esses equipamentos trarão para nós uma possibilidade de acesso e ocupação de espaços públicos que são nossos por direito, proporcionando o exercício da cidadania de forma total”, destacou.

Para o deputado Agostinho Patrus, que representou a Assembleia mineira na solenidade, as doações representam o trabalho do Estado na busca por encontrar soluções para os problemas.

“Essas cadeiras são de uma imensa demanda, em Minas e no Brasil, de atender à mobilidade, àquelas pessoas com deficiência que precisam e vão ter uma vida mais digna e possibilidade maior de alcançar os lugares onde precisam ir e estar”, colocou.