O tema da redação do Enem, violência contra a mulher, é o assunto mais comentado pelos candidatos que concluíram o segundo e último dia de provas na PUC Minas, campus Coração Eucarístico. Apesar de ser o item mais discutido, não há consenso sobre a dificuldade do tema da redação.

Há aqueles que alegam ter sido surpreendidos pelo assunto e que, portanto, acabaram não se preparando para escrever sobre o tema. "Esperava alguma coisa relacionada a política ou crise hídrica. Fui pego de surpresa e achei difícil desenvolver", afirmou o estudante Ítalo Huberth, de 18 anos.

Por outro lado, muita gente aprovou a escolha do tema por ser um assunto atual. "Para mim foi tranquilo porque acompanho discussões sobre violência contra a mulher nos jornais e isso me ajudou", alegou Carlos Antonioni, de 23 anos.

O casal Caroline Rodrigues, de 22 anos, e Frederico Batista, de 25 anos, também achou o tema da redação tranquilo. "Apesar de a prova de matemática estar bem complicada, a redação estava fácil", avaliou a jovem que pretende fazer Medicina. "Por ser algo que é discutido sempre hoje em dia, achei que fui bem", avaliou o rapaz que vai tentar o curso de Engenharia Civil na UFMG.

Aos poucos os candidatos vão deixando o local de prova, mas o horário limite para conclusão dos testes é as 19h.