Consumidores que pretendem fazer alguma reclamação no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) devem realizar, a partir desta segunda-feira (20), agendamento pela internet no site da entidade. Os atendimentos agendados começam a ser realizados no próximo dia 3 de setembro. Haverá um período de transição, que vai até o dia 31 de agosto. Até lá, os consumidores continuarão a ser atendidos por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento.

A mudança, que visa facilitar a vida do cidadão proporcionando atendido imediato ao consumidor agendado, é válida somente para a unidade Espaço Cidadania do Procon Assembleia, que funciona na rua Martim de Carvalho, 94, bairro Santo Agostinho. Já na unidade Casa do Consumidor localizada, na rua Goitacazes, 1.202, Barro Preto, os atendimentos continuam sendo por ordem de chegada, com emissão de senha.

Também nesta segunda-feira (20), entrou no ar a nova página do Procon na internet, que foi toda reformulada para facilitar o agendamento. Assim que entrar no site, o consumidor verá as instruções sobre como programar o seu atendimento. É ele quem vai escolher a data e o horário de sua preferência, entre os disponíveis, para ser atendido pelo órgão.

O coordenador do Procon da Assembleia, Marcelo Barbosa, destaca que o agendamento pela internet é uma tendência mundial e já é realidade para diversos serviços públicos, como emissão de Carteira de Identidade, passaporte e outros. "A principal vantagem dessa mudança é a agilidade. O tempo de espera do consumidor na sede do Procon será eliminado. Ou seja, ele pode chegar no horário marcado e terá garantia de atendimento imediato", afirma.

Passo a passo

Agendar o atendimento pela internet é simples: basta selecionar o tipo de reclamação, informar seus dados, escolher o dia e horário entre as datas disponíveis e depois conferir esses dados. Aí, é só anotar o dia e a hora do atendimento. Caso a pessoa tenha um e-mail, o sistema enviará a ela uma mensagem automática de confirmação. Se preferir, o cidadão ainda terá a opção de imprimir o formulário com o agendamento.

A nova página do Procon traz todas as informações necessárias, inclusive sobre a documentação a ser apresentada pelo consumidor no dia em que ele for registrar a sua queixa. Uma das orientações em destaque, por exemplo, é que, antes de fazer a reclamação no Procon, o consumidor deve buscar solução para o problema com o fornecedor do produto ou o prestador do serviço. Nesse momento, ele deve exigir o protocolo, se houver, ou anotar o nome completo, e telefone ou e-mail de quem o atendeu.

Quem não tem um computador ou não sabe como utilizá-lo deve pedir ajuda a algum amigo ou parente, ou ainda procurar um estabelecimento que disponibilize computadores aos seus clientes, como uma lan house ou um cyber café.

No dia de comparecer ao Procon, o consumidor deve apresentar sua Carteira de Identidade e seu CPF. Caso esteja representando uma outra pessoa, é preciso levar uma cópia da identidade do titular e uma procuração simples assinada por ele. Não é preciso autenticar a assinatura. Um modelo de procuração pode ser baixado no site do Procon.

Qualquer dúvida referente ao agendamento pode ser esclarecida pelo telefone (31) 2108-5500 no horário das 8h às 17h.

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