Ativista Luisa Mell chega a Brumadinho para auxiliar no resgate dos animais

Juliana Baeta
28/01/2019 às 14:08.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:16
 (Reprodução/ Instagram )

(Reprodução/ Instagram )

A ativista Luisa Mell chegou a Brumadinho nesta segunda-feira (28) para auxiliar no resgate dos animais que agonizam na lama. Dona do Instituto Luisa Mell, uma ONG de resgate e proteção de animais, Luisa reforça o pedido para que a Vale tome alguma providência também em relação aos animais vítimas do rompimento da barragem da Mina do Feijão. 

Antes mesmo de viajar para Minas, ela vinha acompanhando a situação e divulgando vídeos em seu Instagram, que mostram vacas agonizando e sendo arrastadas pelas enxurradas de lama. Na legenda da postagem, ela protesta: "Exigimos que (a Vale) contrate equipes de resgate com toda a estrutura suficiente para salvar estes animais que estão na lama! Peguem o dinheiro sujo de lama de vocês e façam o que é certo". 

Ainda segundo a ativista, o Instituto Luisa Mell irá fazer uma grande arrecadação para doar o dinheiro para o resgate e cuidados dos animais em Brumadinho, assim como fizeram em 2015 após o rompimento da barragem em Mariana. Veja os vídeos divulgados por Luisa:

Uma publicação compartilhada por (@luisamell) em

  

Uma publicação compartilhada por (@luisamell) em

Nesse domingo (27), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) havia recomendado à mineradora que elaborasse um plano emergencial de localização, resgate e cuidado dos animais atingidos.  

Por meio de nota, a Vale informou que "iniciou imediatamente após o acidente o resgate da fauna impactada pelo rompimento da Barragem 1, na mina Córrego do Feijão. O trabalho vem sendo desenvolvido por oito equipes, com apoio de biólogos da Vale e de empresas contratadas, especialistas em fauna silvestre e veterinários. Uma unidade móvel de atendimento médico-veterinário já está em operação na região atingida. Está sendo realizado ainda o resgate da ictiofauna, que é o conjunto de peixes de uma região. Os animais estão sob os cuidados das empresas contratadas. A Vale ressalta que todas as atividades estão alinhadas com as diretrizes de segurança definidas pela Defesa Civil".

O cuidado dos animais tem sido feito, principalmente, por voluntários e entidades de proteção que se mobilizam para os resgates. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por