É hoje! O primeiro dia de provas do Enem chegou e é neste domingo (3). Para que o estresse e a ansiedade não tomem conta dos candidatos, a recomendação é focar na saúde mental e relaxar.  

Dentre as opções de "técnicas" para ajudar nessa missão, está a autoomassagem, queliviar a ansiedade e combater a tensão antes da prova. "A massagem relaxante é ideal para combater o estresse, a ansiedade, fortalecer o sistema imunológico e até aliviar dores corporais. É exatamente o que os vestibulandos precisam nessa reta final", explica a massoterapeuta Renata França. 

Renata é criadora da técnica Miracle Touch e da massagem relaxante com movimentos de alongamento profundo. No vídeo abaixo, a profissional explica como aplicar a massagem.

Confira:

Passo a passo

A massagem pode ser feita em qualquer lugar e quantas vezes forem necessárias. A orientação é começar com as mãos na nuca fazendo movimentos circulares com pressão. Em seguida, as mãos devem chegar ao trapézio (músculo que se estende da área do pescoço até o meio das costas), onde é preciso realizar movimentos dedilhados com as pontas dos dedos.

Outra dica é pressionar as pontas dos dedos na cabeça e fazer movimentos circulares por toda região. Para ter relaxamento imediato, é recomendado pressionar o espaço entre o polegar e o indicador por 10 segundos e soltar. 

Os pés também merecem uma atenção especial na massagem. A técnica é posicionar os polegares da mão na parte inferior dos pés e revezar com movimentos circulares, cruzados e retos – sempre de baixo para cima. Para finalizar, basta massagear cada dedo, do menor para o maior.

*Amanda Souza, sob supervisão de Cássia Eponine.

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