Os bares e restaurantes do Shopping Rosa, no bairro Coração Eucarístico, região Noroeste de Belo Horizonte, terão de cumprir novas regras sobre o horário de funcionamento e uso do espaço para festas a partir desta quinta-feira (20).

O acordo faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público, a regional Noroeste e os proprietários da "Academia dos Estudantes", "Bandeco" e "Lanchonete e Cafeteria Conversa Fiada".

De acordo com o TAC, os estabelecimentos vão funcionar somente como restaurantes no mês de retorno das aulas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). 

Nos próximos seis meses os estabelecimentos funcionarão até às 22 horas de domingo a terça-feira. Às quartas até a meia noite e de quinta a sábado até às 23h. Em dias de jogos, o som da televisão deve permanecer desligado.

Além disso, eles eles não podem participar, apoiar ou promover de qualquer evento que não seja licenciado pela prefeitura e Polícia Militar. O descumprimento pode gerar multa de R$ 50 mil (dia) e interdição imediata.

Interdição

Na última semana, fiscais da Prefeitura de Belo Horizonte interditaram quatro bares que ficam próximos à PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico, após um universitário que participava de uma calourada na região ter sido assassinado.
 
Moradores da região já haviam denunciado confusões nos locais. Além disso, conforme o gerente, os bares teriam descumprido acordo firmado anteriormente de não abrir as portas após às 22 horas durante o período letivo da universidade.