Depois de 15 anos na escuridão, a Barragem da Pampulha estreará, nesta sexta-feira (20), sua nova iluminação. Luminárias, com projetores LED e tonalidade em branco, já foram instaladas em nichos da mureta que divide a avenida e as pistas de ciclovia e caminhada. Implantação dos equipamentos precisou respeitar recomendações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), já que fica situada na cabeceira de uma pista de pouso.

Segundo Marcelo Bruzzi, presidente da BHIP, concessionária de iluminação pública da capital, foram necessários alguns estudos para elaborar o projeto, já que existem restrições quanto aos postes convencionais nas proximidades. "As luminárias foram implantadas nos nichos que existem na proteção lateral e terão fluxo luminoso direcionado para a pista de carros e área de circulação de pedestres, sem interferir nos pousos e decolagens”, explica. 

No cartão-postal, outros pontos já receberam nova iluminação, como o entorno da Lagoa da Pampulha, que tem quase 1.700 pontos de iluminação, a Casa do Baile, o Museu de Artes da Pampulha e a Praça Alberto Dalva Simão. 

Veja como as lâmpadas foram acopladas na estrutura: