Barragem de água corre o risco de se romper em Betim; Defesa Civil monitora local

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
24/01/2020 às 11:14.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:24
 (Reprodução Google Street View)

(Reprodução Google Street View)

Uma barragem de água, localizada em um assentamento no bairro Jardim Nazareno, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, corre o risco de se romper. Cerca de 40 famílias vivem nas proximidades da fazenda e são monitoradas por equipes da Defesa Civil municipal. 

A barragem tem três metros de profundidade e aproximadamente 4 mil metros quadrados, equivalente a uma área maior do que cinco campos de futebol. Após a vistoria da Defesa Civil, foi feita  uma intervenção no extravasor diminuindo o volume e pressão d’água do vertedouro que está em risco de colapso.

De acordo com a Prefeitura de Betim, a barragem apresentou desmoronamentos em seu material de contenção, o que causou um deslocamento de 10 metros de largura por 5 metros de altura em sua estrutura. O barranco tinha dez metros de distância, e, agora, está com apenas um metro. O escoamento da água no local será feito de forma contínua para garantir que o volume fique sempre abaixo da crista da barragem.

A área onde fica a barragem é do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com a prefeitura, o órgão federal foi notificado em 2013 sobre a situação da estrutura e uma nova notificação foi enviada agora. 

De acordo com o Incra, assim que foram acionados, técnicos da superintendência regional do Instituto foram orientados a atuar, em conjunto com equipes do órgão municipal, no sentido de adotar medidas necessárias para evitar quaisquer danos que possam colocar em risco as famílias moradoras da área de reforma agrária.

Pelas redes sociais, a Prefeitura de Betim apresentou dez pontos de suporte aos moradores que forem atingidos por danos provocados pela chuva:

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por