Uma barragem de água, localizada em um assentamento no bairro Jardim Nazareno, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, corre o risco de se romper. Cerca de 40 famílias vivem nas proximidades da fazenda e são monitoradas por equipes da Defesa Civil municipal. 

A barragem tem três metros de profundidade e aproximadamente 4 mil metros quadrados, equivalente a uma área maior do que cinco campos de futebol. Após a vistoria da Defesa Civil, foi feita  uma intervenção no extravasor diminuindo o volume e pressão d’água do vertedouro que está em risco de colapso.

De acordo com a Prefeitura de Betim, a barragem apresentou desmoronamentos em seu material de contenção, o que causou um deslocamento de 10 metros de largura por 5 metros de altura em sua estrutura. O barranco tinha dez metros de distância, e, agora, está com apenas um metro. O escoamento da água no local será feito de forma contínua para garantir que o volume fique sempre abaixo da crista da barragem.

A área onde fica a barragem é do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com a prefeitura, o órgão federal foi notificado em 2013 sobre a situação da estrutura e uma nova notificação foi enviada agora. 

De acordo com o Incra, assim que foram acionados, técnicos da superintendência regional do Instituto foram orientados a atuar, em conjunto com equipes do órgão municipal, no sentido de adotar medidas necessárias para evitar quaisquer danos que possam colocar em risco as famílias moradoras da área de reforma agrária.

Pelas redes sociais, a Prefeitura de Betim apresentou dez pontos de suporte aos moradores que forem atingidos por danos provocados pela chuva:

Leia mais:
Mais água: Defesa Civil atualiza previsão e deve chover pelo menos 44% a mais nas próximas horas
Impressionante: queda de barranco atinge carros em estacionamento de edifício; veja vídeo
Chuva de fake news: veja o que é verdadeiro ou falso sobre a previsão meteorológica de BH
Já chove há 24 horas sem parar em BH; acompanhe quantidade de água em tempo real