Barragem de água em Brumadinho não corre risco de romper, diz Corpo de Bombeiros

Cinthya Oliveira
29/01/2019 às 10:44.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:17
 (Presidência da República/Divulgação)

(Presidência da República/Divulgação)

A barragem 6 da Mina do Feijão, em Brumadinho, está com a estabilidade garantida neste momento, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O volume nesta terça-feira (29) é de 118 mil metros cúbicos de água. No último domingo (28), cerca de 24 mil pessoas tiveram que sair de casas e hotéis da cidade porque havia um risco iminente de rompimento.

Segundo o porta-voz dos bombeiros, Pedro Aihara, após o início do processo de drenagem da barragem, a lâmina d'água teve um rebaixamento de 46 a 50 centímetros. O trabalho de bombeamento dessa água – que está sendo despejada no rio Paraopeba – deve durar de 10 a 15 dias.

“O serviço de monitoramento continua em tempo real. Qualquer movimentação, mínima que seja, o Corpo de Bombeiros já tem um plano de contingência pronto para promover a evacuação das pessoas. Todavia, o aumento do cenário de risco, como aconteceu anteriormente, é pouco provável, considerando esvaziamento que está sendo realizado”, afirma o tenente.

Até o momento, 65 corpos foram encontrados desde o rompimento da barragem 1 da Mina do Feijão, na sexta-feira (25). A lista de desaparecidos pode ser conferida aqui

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por