Barragem que rompeu era regularizada, garante subsecretário de Meio Ambiente

Aline Louise - Hoje em Dia
05/11/2015 às 20:03.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:21

O subsecretário de Meio Ambiente, Geraldo Vítor de Abreu, está à caminho de Mariana, na região Central de Minas, para acompanhar a situação no distrito Bento Rodrigues.

Segundo ele, a barragem do Fundão, que se rompeu, estava regularizada. "A barragem é licenciada. O que temos de informação até agora é que ela se rompeu, carregando material para a barragem de Santarém, de água. Esta água que teria vazado, atingindo o que tinha pelo caminho, inclusive uma comunidade"

De acordo com o subsecretário, todas as barragens mineiras passam por constante fiscalização e monitoramento, tanto por parte da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), quanto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Governo Federal.

"Em junho, inclusive, o  Conselho de Política Ambiental (Copam) havia aprovado a unificação das barragens do Fundão e Germano, que a maior da Samarco na Região. As intervenções já haviam começado, mas não sabemos exatamente em que pé estava o processo", informou.

Geraldo Vítor não soube dizer se esta obra pode ter relação com o ocorrido. "Só depois faremos a pericia, neste momento não podemos adiantar nada, porque não temos elementos técnicos para fazer esta análise". De acordo com ele, o Governador Fernando Pimentel orientou que seja prestado todo o atendimento aos atingidos, com suporte da secretaria, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por