Barro Preto ganhará quase 2 mil novas vagas de estacionamento rotativo a partir de novembro

Milson Veloso* - Hoje em Dia
21/10/2013 às 11:40.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:30

Quem tem carro e precisa parar na região Central de Belo Horizonte durante os dias úteis sempre enfrenta problemas na hora de estacionar. Na tentativa de resolver esse problema, o bairro Barro Preto, no Centro-Sul da capital mineira, ganhará quase 2 mil novas vagas de estacionamento rotativo a partir de novembro. Cerca de 500 mil pessoas passam diariamente pela área.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH), a medida foi tomada para atender a uma solicitação dos comerciantes e clientes. Na última sexta-feira (18), eles se reuniram com a instituição e a BHTrans, empresa que administra o trânsito na cidade, para discutir uma solução.

As vagas, que ainda não têm uma data especifica para liberação, foram conseguidas a partir da redução do tempo de permanência de estacionamentos em 18 quarteirões e com a implantação dos rotativos em outras duas ruas.

O coordenador do Conselho Regional da instituição no bairro, Fausto Isac, reconhece que a oferta para os motoristas hoje é insuficiente. "O Barro Preto, além de ser composto por uma atividade comercial intensa, conta com um grande fluxo de pessoas devido aos polos jurídicos e de saúde", comenta.

Para o representante, o problema se tornou um inimigo dos lojistas. "A dificuldade em encontrar vagas para estacionar na região acaba afastando os clientes do comércio local, o que acaba impactando negativamente nas vendas", acrescenta.


Situação atual

O Barro Preto conta, atualmente, com 13 mil vagas de estacionamentos rotativos. Com as mudanças, a expectativa é de que o serviço seja ampliado em cerca de 15% na região.

Os novos espaços serão criados nas ruas Tenente Brito Melo e Alvarenga Peixoto. A partir de novembro, os motoristas poderão deixar os carros nesses locais por até cinco horas.

Outros seis quarteirões terão a permanência reduzida de cinco para duas horas. No restante do bairro, a estimativa é de que 18 quarteirões passem a ter metade do tempo anterior, apenas uma hora nos rotativos. (*Com informações da CDL/BH)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por