Quem aí lembra da pequena Maya Aziz Oliveira, a bebezinha que fez sucesso em todo o Brasil por nascer com uma mecha branca no cabelo? A belo-horizontina, que agora está com três meses, voltou a arrancar suspiros nesta semana. Isso porque ela fez um ensaio de Carnaval "fofo", "lindo" e "típico de boneca", como ressaltaram alguns internautas.

A sessão fotográfica teve como tema o filme Frozen, que conta a história da princesa Anna e da rainha Elsa. As imagens de Maya foram publicadas nessa quarta-feira (27) no perfil da fotógrafa Paula Beltrão, e, rapidamente, repercutiram. Em menos de 24 horas, o post recebeu mais de três mil curtidas e quase 200 comentários. 

Piebaldismo

Mayah é portadora de uma condição genética e hereditária rara: no couro cabeludo de fios negros, destaca-se um feixe capilar claro, bem à frente da face. De acordo com Cláudia Márcia de Resende Silva, médica do departamento de dermatologia pediátrica do Hospital das Clínicas (HC-UFMG), Mayah possui piebaldismo, condição que passa de pai para filho e afeta a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. 

Segundo ela, a síndrome dura por toda a vida e não tem "cura": um tratamento possível, além da maquiagem cosmética, é o transplante de epiderme (do próprio corpo do portador). Além da testa e do couro cabeludo, a mancha branca pode aparecer em outras partes do corpo (onde houver a mancha, o pêlo nascerá branco). 

Apesar disso, a condição não traz grandes riscos à saúde, mas é necessário redobrar os cuidados relacionados com a exposição solar, já que o piebaldismo é um defeito da pigmentação cutânea que impede o bronzeamento. 

Dessa forma, queimaduras - com vermelhidão, ardência, dor e até bolhas - são ainda mais perigosas para essas pessoas. "Queimaduras solares na infância aumentam muito a chance de câncer de pele na vida adulta", explicou. A dica é se proteger em áreas de sombra, com roupas, bonés e, claro, o protetor solar.

Leia mais:
Depois do sucesso da 'bebê da mecha branca', outros portadores revelam como lidam com as diferenças
Bebê de BH nasce com mecha branca no cabelo e faz sucesso nas redes sociais