Becos de Contagem serão transformados em galeria de arte urbana

Marília Mesquita
20/06/2019 às 15:50.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:12
 (Arquivo Move Cultura)

(Arquivo Move Cultura)

Contagem será palco para a galeria de arte urbana que deve se tornar um importante ponto turístico e cultural da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Famoso pelos becos, o bairro Eldorado irá receber, a partir deste sábado (22), artistas de rua que irão pintar murais em paredes degradadas pelo vandalismo. 

Com o objetivo de desmarginalizar as ruelas e devolver a elas a função de facilitar a passagem das pessoas, o projeto é organizado pela associação de bairro, a Move Cultura, através do movimento “NuBeco”. A expectativa é que pelo menos 20 das 82 travessias da região sejam revitalizadas nos próximos seis meses.  

Revitalização

Fundado em 1965, o bairro Eldorado foi planejado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes. Assim, as vielas foram organizados para facilitar o deslocamento de pedestres e melhorar o tráfego para as ruas e avenidas que alocam os principais estabelecimentos comerciais da cidade. 

Porém, segundo o assessor da Associação Move Cultura, Felipe Pedrosa, a falta de iluminação, o mau cheiro e o risco de violência fizeram com que os becos fossem evitados ao longo dos anos. “Muitas pessoas aproveitam o lugar ermo para fazer xixi nos muros e jogar lixo nos corredores”, conta. 

O uso da arte e das tintas, então, é a tentativa de devolver os espaços para o uso comum. “A ideia é parecida com as galerias abertas de São Paulo e Nova York, por exemplo. Queremos que as pessoas voltem a ocupar o próprio bairro”, conclui Pedrosa.    

Mobilização

Essa é a continuação de uma ação que começou em 2012, quando o “NuBeco”, com o apoio da comunidade, fez um mutirão de limpeza no qual lavaram e pintaram quatro corredores. A atitude foi reconhecida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) por meio do prêmio Gentileza Urbana.Beco que será pintado neste final de semana já está preparado para receber os artistas

O primeiro encontro terá a participação de 21 artistas que terão 120 m² entre a rua Monsenhor Bicalho (na altura dos números 312 e 328) e a avenida José Faria da Rocha (entre os números 6.042 e 6.068) para registrar suas impressões. Fabiana Santana, moradora do Eldorado, participou do movimento em 2012 e também fará um registro neste final de semana. 

Além das pinturas, placas de identificação serão colocadas nas paredes, como dispõe a Lei Municipal 2.724 de 11/05/1995, sobre a nomenclatura de 44 dos 82 becos da região. Um mapeamento destas vias do Eldorado, realizado em 2012 e 2013, também será utilizado para incentivar o turismo local. 

Evento

Nos dois dias do final de semana, entre 9h e 18h, grafiteiros estarão reunidos para as produções. Haverá também uma grande confraternização entre a comunidade, com música ao vivo. Apesar de os pintores deste primeiro encontro já terem sido selecionados, interessados podem se inscrever por meio da Casa Criativa, pelo número (31) 2557-6007 e participar dos próximos encontros.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por