O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, mas ao longo de toda a semana Belo Horizonte recebe diversas atividades gratuitas para celebrar a natureza. E como discutir a crise hídrica está na moda, a regional Centro-Sul é quem dá o ponta pé inicial na festa e cria o projeto "Água: toda gota é importante".

O evento será realizado na terça (2) entre 9 e 11h30, simultaneamente, nas praças do Cardoso, Floriano Peixoto e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (confira os endereços no final da reportagem). Por lá, cerca de mil alunos de 12 escolas municipais e sete instituições conveniadas à prefeitura da capital prepararam ações lúdicas e educativas para o público, como dança, música, teatro e mostra de cartazes com informações sobre as condições dos reservatórios e desperdício.

Na escola
A escola municipal Solar Rubi será palco de palestras sobre a sustentabilidade dos plásticos, suas aplicações, uso consciente e descarte correto, além de oficinas de reciclagem. As atividades acontecem entre 1º e 3 de junho e pretende reunir mais de 700 crianças, além da comunidade da regional Barreiro. As atividades serão coordenadas pela Plastivida, entidade que assina o projeto.

Ecoturismo à fotografia
Nesta terça (2), o Senac promove a palestra “Ecoturismo, Educação Ambiental e Fotografia”, às 19h, no Senac em BH. O encontro vai abordar a inter-relação entre ecoturismo, educação ambiental e fotografia.

Praça da Liberdade
Para a programação cultural "Toda Quinta e Muito Mais..." de junho, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade reúne diversas ações em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O tema escolhido é “eficiência de recursos e consumo e produção sustentável no contexto da capacidade regenerativa do planeta”. Dentro da proposta, o Museu oferece programação com palestras, oficinas, workshops e atividades especiais educativas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas em www.mmgerdau.org.br.

Na quinta (4), às 19h30 haverá a palestra “O sol é para todos”, com o grupo dos voluntários do Greenpeace em Belo Horizonte, em parceria com o Banco dos Saberes. A palestra abordará dados históricos do uso da energia solar, os cenários mundial e brasileiro, infraestrutura e tecnologia envolvidas na instalação e no funcionamento, assim como projetos que mostram os benefícios econômicos e sociais provenientes do sol.

No sábado (6), o grupo promoverá a oficina de fogão solar. A proposta é construir um fogão solar e discutir o sol como fonte de energia. Entre  os dias 11 e 13 haverá o workshop “#CompartilhaBH” com o objetivo de capacitar e conectar agentes de transformação em Belo Horizonte, para que entendam a complexidade do engajamento cidadão, a partir do mapeamento e análise de casos e estudo de metodologias.

SERVIÇO

Água: toda gota é importante - 2 de junho (terça)
Das 9 às 11h
Praça Floriano Peixoto (avenida do Contorno com rua Manaus e Avenida Brasil - Santa Efigênia) – escolas municipais Benjamin Jacob, Maria das Neves, Padre Guilherme Peters e Theomar de Castro Espíndola; Comdec

Praça do Cardoso (rua Bandoneon s/nº - Aglomerado da Serra) – escolas municipais Professor Edson Pisani, Senador Levindo Coelho e Vila Fazendinha; Comdec, Centro de Integração Martinho, Conselho de Pais Criança Feliz e Casa de Soledade

Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1377 – Centro) - escolas municipais Imaco, Marconi, Mestre Paranhos, Paulo Mendes Campos, Ulysses Guimarães; Comdec, Grupo Amigos da Criança, Obras Pavonianas, Projeto Querubins e Recanto do Menor

Sustentabilidade dos plásticos na Escola Municipal Solar Rubi - 2 e 3 de junho (terça e quarta)
Avenida Warley Aparecido Martins, 854 - Bairro Solar Barreiro, das 7h30 às 17h

Palestra “Ecoturismo, Educação Ambiental e Fotografia” - 2 de junho (terça)
Senac em BH (rua Tupinambás, 1038, Centro), às 19h

Matéria-prima – “O sol é para todos”, com o grupo dos voluntários do Greenpeace em BH - 4 e 6 de junho (quinta e sábado)
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade)
Quinta às 19h30 e sábado às 15h
Faixa etária: a partir de 12 anos
Inscrições gratuitas em www.mmgerdau.org.br

Matéria-prima – “CompartilhaBH”, em parceria com o Banco dos Saberes - 11 e 13 de junho (quinta e sábado)
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Quinta às 19h30 e sábado às 15h
Inscrições gratuitas em www.mmgerdau.org.br