Belo Horizonte ganha 13 novos radares de velocidade nesta terça-feira

Da redação
horizontes@hojeemdia.com.br
02/05/2016 às 17:59.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:14
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Belo Horizonte passará a contar com 13 novos radares fixos de medição de velocidade a partir dessa terça-feira (3), segundo informou a BHTrans. A implantação dos equipamentos faz parte do projeto "Vida no Trânsito", com foco na redução do número de mortos e feridos, e integra as ações do Maio Amarelo.

Com os novos equipamentos, serão 105 medidores de velocidade fixos funcionando na cidade. Os locais serão assinalados com faixas de pano e a localização dos dispositivos seguiu estudos que detectaram o número de acidentes com vítimas, além de questões técnicas e o potencial de novas ocorrências.

O especialista em trânsito, Frederico Rodrigues, afirma que os radares são fundamentais para tentar inibir os motoristas que não respeitam os limites de velocidade. “Em um país onde a cultura do jeitinho brasileiro, quando não tem ninguém vendo “eu posso fazer o errado”, (a instalação de radares) é sem dúvidas a melhor solução. O aumento é significativo, mas eu insisto que ainda é muito abaixo do número de infrações proporcional ao que vai acontecer, o número de locais de que necessitariam de ter um radar, então assim, independentemente de ser a BHTRANS ou a Prefeitura, é preciso colocar sim colocar cada vez mais fiscalização (eletrônica) para que force uma mudança de  hábito das pessoas, dos motoristas com relação ao limite de velocidade no centro urbano.

O principal objetivo dos equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) é o controle de velocidade nas vias urbanas. Com a circulação dos veículos dentro dos limites de velocidade na área urbana o risco de acidentes é quase (zero).  E o excesso velocidade contribui cada vez mais para o aumento do número de acidentes, por uma série de fatores:

- O excesso de velocidade reduz o tempo de percepção e reação do condutor frente a um obstáculo;

- Ao superar o limite de velocidade, diminui-se a estabilidade do veículo e a visibilidade do condutor, reduzindo-se, por exemplo, o campo visual do percurso escolhido;

- Quanto maior a velocidade de um veículo, mais difícil será para o pedestre julgar a distância desse veículo em relação a si próprio. A velocidade de 60 km/h representa 16,67 m/s. Diante de uma situação de distração, essa é uma velocidade muito alta para os reflexos dos motoristas e pedestres;

- A severidade do acidente aumenta exponencialmente com a velocidade de impacto. A 50 km/h o risco do passageiro dianteiro de sofrer lesões graves, mesmo usando o cinto de segurança, é três vezes maior que a 30 km/h;

- O excesso de velocidade deteriora a eficiência dos dispositivos de segurança dos veículos, como por exemplo, os air-bags, cintos de segurança e freios ABS.

- A utilização de dispositivos de controle de velocidade preserva, em média, 180 vidas por ano em Belo Horizonte desde a sua implantação em 2000.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por