Belo Horizonte ganha mais cinco túneis de desinfecção contra o coronavírus

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
06/10/2020 às 15:30.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:43
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

As estações de ônibus de Belo Horizonte ganharam mais cinco túneis de desinfecção nesta terça-feira (6), para evitar a transmissão do novo coronavírus no transporte público. Os novos equipamentos foram instalados nas estações Hiper Centro Carijós, Hiper Centro Rio de Janeiro, Barreiro, São Gabriel e Venda Nova. Uma estrutura já havia sido instalada na estação Pampulha.

Os túneis não utilizam produtos químicos e emitem uma névoa de água ozonizada. Segundo a Transfácil, o equipamento processa a solução do gás na água em um percentual muito abaixo do que poderia ser prejudicial ao ser humano e que é utilizado até mesmo para desinfecção de água. Mas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há comprovação científica de que a estrutura faça uma desinfecção para o novo coronavírus.

Mesmo que sejam eficientes na desinfecção, os equipamentos não substituem os cuidados necessários pelos usuários dos ônibus, como uso de álcool em gel 70% para higienização das mãos e de máscaras.

O motorista aposentado Valdemir Ramos, de 68 anos, passou pelo túnel instalado na estação da rua Carijós e aprovou a iniciativa. “Antes eu procurei me informar sobre o túnel. Acredito que a população fica mais tranquila com o túnel, mas todo mundo tem que colaborar”, afirmou.

Os túneis foram instalados por uma parceria entre Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), BHtrans e Prefeitura de Belo Horizonte.

A passagem pelo túnel de desinfecção é opcional

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por